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Edital Câmara Mirim - Legislatura 2026

Edital Câmara Mirim - Legislatura 2026
 
A Câmara Mirim é um projeto de formação política e cidadã no qual alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental (matutino) participam de uma eleição. Os eleitos como vereadores mirins vivenciam o processo legislativo, criando proposições e defendendo suas ideias na tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí. O objetivo é que os participantes aprendam mais sobre o papel da democracia e das instituições democráticas.

Todos os anos são selecionados 17 vereadores mirins titulares e 17 vereadores mirins suplentes entre os vencedores de cada unidade.
 
Nesta edição a seleção acontece em duas etapas:
 
Até o dia 12 de dezembro de 2025, as unidades escolares interessadas em participar deverão aderir ao projeto. O edital 05/2025, que convoca as unidades de ensino para adesão ao projeto Câmara Mirim, já está disponível abaixo.
 
A adesão das escolas pode ser feita de forma on-line, pelo link: https://forms.gle/ypK7LYpHsqjaLETo6 e também está disponível para download e impressão abaixo (Anexo I - Ficha de Adesão das Unidades de Ensino). 

Após o prazo de adesão das unidades será lançado um novo edital, com as instruções para o processo eleitoral que ocorrerá em 2026. Poderão se inscrever alunos matriculados no nono ano matutino das escolas participantes.

Os candidatos farão a campanha dentro das escolas, buscando os votos dos alunos do 6º ao 9º ano. O candidato mais votado será o representante da escola e participará de um sorteio para determinar os vereadores mirins titulares e suplentes. Os vereadores mirins suplentes também poderão participar das atividades desenvolvidas pelo projeto durante todo o ano.
 
 
Cronograma
 
Art. 43. Fica estabelecido o calendário prévio para a 4ª Legislatura do projeto Câmara Mirim:
 
Data Atividade Responsável
Até 12/12/2025 – 17 h Prazo para adesão das escolas Unidades de Ensino
Até 17/12/2025 Homologação da adesão das escolas Escola do Legislativo
09/02/2026 a 20/02/2026 Unidades de ensino deverão encaminhar para a Escola do Legislativos as informações solicitadas no Art. 12. Unidades de Ensino
23/02/2026 a 11/03/2026 Período de divulgação do projeto Escola do Legislativo
23/02/2026 a 11/03/2026 Inscrição de candidaturas Candidatos
23/02/2026 a 11/03/2026 Envio das candidaturas para a Escola do Legislativo Unidades Escolares
13/03/2026 Homologação das Candidaturas Escola do Legislativo
16/03/2026 a 20/03/2026 Campanha Eleitoral Candidatos
23/03/2026 a 27/03/2026 Eleição Unidades de Ensino
30/03/2026 Homologação do Resultado das Eleições Escola do legislativo
1º/04/2026 Sorteio dos vereadores mirins titulares e suplentes Escola do Legislativo
Até 03/04/2026 Homologação do Resultado Final da Seleção dos Vereadores Mirins Escola do Legislativo
06/04/2026 Reunião com os pais e responsáveis Escola do Legislativo
13/04/2026 Sessão Solene de Diplomação e Posse dos Vereadores Mirins Escola do Legislativo
 
 
Parágrafo único: este cronograma poderá ser reformulado pela Escola do Legislativo para adequações ao calendário letivo de 2026 a ser definido pelo Conselho Municipal de Educação (COMED).
 

Organização e Coordenação:
Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte
E-mail: escola@cvi.sc.gov.br
Telefone: (47) 33447122/3344-7123
 
 


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