Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Implantação de presídio federal em Itajaí é discutida em audiência pública

Câmara de Itajaí reuniu autoridades e comunidade para discutir prós e contras.

#PraCegoVer: a foto mostra o público da audiência pública, com os componentes da mesa diretiva da audiência pública ao fundo. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra o público da audiência pública, com os componentes da mesa diretiva da audiência pública ao fundo. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na noite desta segunda-feira (30) uma audiência pública para discutir a possível implantação de um presídio federal de segurança máxima em Itajaí. A reunião foi presidida pelo vereador Fabrício Marinho (PPS) e teve a participação de representantes do Executivo Municipal, do Sistema Penitenciário Federal, da OAB de Itajaí, da ACII, além da comunidade.
 
O secretário Municipal de Segurança do Cidadão, Francisco José da Silva, explicou que o Governo Federal estava em busca de locais para instalação de presídios federais. Itajaí foi um dos vários municípios que demonstrou interesse, pois segundo o secretário, a Prefeitura viu uma possibilidade de melhorar a segurança já existente no Município. Silva destacou que no protocolo de intenções encaminhado pela Prefeitura foram elencadas diversas contrapartidas para que o acordo seja realizado, como aumento de efetivo da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, aquisição de equipamentos para a Guarda Municipal Armada, além de obras de infraestrutura.
 
O proponente do debate, Fabrício Marinho, apresentou diversas preocupações na instalação do presídio, como dados de aumento da criminalidade em locais que receberam o investimento. Além disso, o parlamentar questionou se as contrapartidas solicitadas pela Prefeitura realmente serão cumpridas e quando, pois o Governo Federal está cortando investimentos em todas as áreas, inclusive na segurança pública.
 
Já o agente federal de execução penal, Antônio Fortes, ressaltou que por enquanto só existe um debate sobre a possibilidade de implantação do presídio federal no Município, pois ainda não foi encontrado um terreno que se adeque às exigências do Governo Federal.
 
Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.facebook.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai
www.cvi.sc.gov.br
 


Outras fotos

Projetos e Proposituras