Câmara recebe esclarecimentos sobre o Loteamento São Francisco de Assis

Entrega foi adiada mais uma vez e construtora promete conclusão até novembro deste ano.

#PraCegoVer: imagem mostra vereadores reunidos com os técnicos da Secretaria Municipal de Habitação, sentados à mesa de reuniões do Plenarinho da Câmara. Na cabeceira da mesa estão o presidente da Câmara, vereador Paulinho Amândio, e o secretário de Habitação, Odivan linhares. Crédito Davi Spuldaro/CVI #PraCegoVer: imagem mostra vereadores reunidos com os técnicos da Secretaria Municipal de Habitação, sentados à mesa de reuniões do Plenarinho da Câmara. Na cabeceira da mesa estão o presidente da Câmara, vereador Paulinho Amândio, e o secretário de Habitação, Odivan linhares. Crédito Davi Spuldaro/CVI
Por solicitação da Mesa Diretora, a Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta terça-feira (21) a equipe da Secretaria Municipal de Habitação para prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras do Loteamento São Francisco de Assis, conjunto habitacional destinado a famílias de baixa renda, que está com as obras atrasadas.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Amândio (PDT), solicitou a reunião após receber um comunicado do Ministério das Cidades, com apontamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre pontos pendentes da obra do São Francisco de Assis, como os acessos, pavimentação e iluminação. “Precisamos de informações concretas sobre o andamento das obras para que os vereadores possam fiscalizar e também para que possamos verificar o que é possível fazer para resolver a situação”, destacou o presidente.

Com cerca de 93% das obras concluídas, o Loteamento São Francisco de Assis teve a entrega adiada pela construtora responsável por três vezes somente neste ano. O secretário de Habitação do município de Itajaí, Odivan Linhares, explicou aos vereadores que na semana passada vistoriou a obra novamente e tentou negociar com a construtora a entrega de pelo menos parte do loteamento de imediato, o que não foi possível. “Sem a entrega parcial, a construtora nos informou que deverá entregar todas as unidades para a Caixa Econômica Federal até novembro deste ano”, disse o secretário. Linhares afirmou ainda que praticamente todos os problemas aprontados pelo TCU já foram selecionados.

Histórico da obra e seleção das famílias

A diretora de planejamento da Secretaria de Habitação, Carla Zuconelli, fez um apanhado do histórico da obra, que iniciou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e depois migrou para o Programa Minha Casa Minha Vida, ambos financiados pela Caixa Econômica Federal.

A diretora destacou que a seleção dos beneficiados com as unidades habitacionais foi realizada em 2014 e 2015 e resultou em 480 famílias que serão remanejadas de áreas de risco ou irregulares da Canhanduba, Imaruí e outras beneficiadas pelo programa de auxílio moradia da Prefeitura de Itajaí. Atualmente, por exigência da Caixa, que é quem define os critérios e aprova ou não os candidatos, a Secretaria está atualizando dos dados dos selecionados via Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social. Os vereadores também puderam sanar suas dúvidas sobre critérios de seleção e outros serviços da Habitação.