Demandas sobre o Hemosc e política fiscal são encaminhadas ao governador de Santa Catarina

Documentos foram aprovados pelos vereadores, que solicitam atenção para Itajaí.

#PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos durante a 4ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraCegoVer: a foto mostra os vereadores reunidos durante a 4ª sessão ordinária. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão desta quinta-feira (14) o envio de dois ofícios ao governador do Estado Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva. Os documentos solicitam a instalação de uma unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) na cidade e atenção às características econômicas de Itajaí na revisão da política fiscal.

A instalação do Hemosc é uma demanda antiga da região e foi tema de pelo menos sete requerimentos da Câmara de Vereadores de Itajaí desde 2013. O ofício ressalta que a Foz do Rio Itajaí, que compreende 11 municípios, possui mais de 650 mil habitantes e está desprovida de um Hemocentro Regional ou de uma unidade fixa de coleta e distribuição de sangue. As doações dependem exclusivamente dos ônibus de coleta de sangue e cronogramas que nem sempre são cumpridos ao longo do ano.

Já em relação à revisão de políticas fiscais e compensatórias, a Câmara de Vereadores entende ser compreensível. Entretanto, ressalta que as renúncias fiscais oferecidas por outros estados tornam o mercado altamente competitivo. O documento pede atenção para as características do município de Itajaí para que as medidas adotadas não gerem impacto negativo no empreendedorismo e geração de emprego no município.