Câmara de Itajaí reduz quase 90% a conta de energia no segundo semestre de 2020

Usina de energia solar e mudança no horário das sessões contribuíram para economia.

#PraTodosVerem a imagem mostra a Câmara de Vereadores de Itajaí vista de cima. No telhado do prédio aparecem placas fotovoltaicas. #PraTodosVerem a imagem mostra a Câmara de Vereadores de Itajaí vista de cima. No telhado do prédio aparecem placas fotovoltaicas.
A Câmara de Vereadores de Itajaí economizou em média 89% na conta de energia entre os meses de julho e dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor gasto em energia no semestre passou de R$ 94,7 mil para R$ 10,7 mil. Dezembro foi o mês com a maior diferença, a conta passou de R$ 17,6 mil para R$ 981.

Durante todo o ano passado, o Legislativo pagou R$ 62,2 mil em conta de luz, enquanto em 2019 o gasto anual passou de R$230 mil.

A principal responsável pela diminuição no valor conta de luz foi a implantação da Usina de Geração de Energia Solar, em funcionamento desde o mês de março. Além disso, o consumo de energia em KW diminuiu em média 52,4% no segundo período de 2020, em comparação com o ano anterior. Entre os motivos para essa diminuição no consumo de energia está a alteração do horário das sessões ordinárias, que passou das 18h para as 16h. A mudança contribuiu para diminuir o tempo de uso de lâmpadas e aparelhos eletrônicos, como ar-condicionado.