[1ª Sessão Ordinária] Câmara de Itajaí elege os membros de duas Comissões Técnicas

Demais Comissões serão formadas nos próximos dias.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores em pé no plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores em pé no plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí elegeu na noite desta terça-feira (2) os membros de duas das 14 Comissões Técnicas para o biênio 2021-2022. A escolha aconteceu durante a primeira sessão ordinária de 2021.

Uma das principais funções das Comissões Técnicas é analisar os projetos em tramitação no Legislativo itajaiense. Além disso, as Comissões podem emitir pareceres, realizar estudos, investigar fatos determinados de interesse da Administração Pública, realizar audiências públicas, entre outros. Com a formação das Comissões, os três membros devem se reunir em até cinco dias úteis para definirem os cargos de presidente e relator.

Por enquanto, foram eleitos os membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final – Anna Carolina (PSDB), Chris Stuart (PSC) e Mamão (PSB), e  Comissão de Finanças e Orçamento – Adriano Klawa (PSL), Chris Stuart (PSC) e Mamão (PSB).

As demais Comissões devem ser formadas nos próximos dias, após os partidos indicarem os membros, de acordo com a proporcionalidade. Estas Comissões são: Obras e Serviços Públicos, Educação e Esporte, Saúde e Assistência Social, Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Segurança Pública e Defesa Civil, Proteção dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, Cultura e Turismo, Complexos Portuários, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, Moradias, Casas e Loteamentos Populares, Fiscalização, Antidrogas, Cidadania e Direitos Humanos.

Vereadora faz perguntas sobre imóveis de posse do Município
De autoria da vereadora Chris Stuart (PSC), foi aprovado o Requerimento nº 1/2021 com 16 votos favoráveis. A parlamentar faz perguntas ao prefeito sobre imóveis do Município. Entre os questionamentos estão: quais móveis urbanos e rurais são de propriedade ou posse do Município de Itajaí?  Há no município a ocupação ilegal de terras públicas por particulares? Quais procedimentos estão sendo adotados para a recuperação de terras públicas ocupadas de forma irregular?

Vereadora questiona destinação do antigo prédio da Polícia Federal
Foi aprovado com 16 votos favoráveis o Requerimento nº 2/2021, de autoria da vereadora Hilda Deola (PDT). A parlamentar pergunta ao prefeito se existe algum plano no sentido de coibir as invasões e depredações ao casarão Nelson Seára Heusi, antiga sede da Polícia Federal em Itajaí, que atualmente está abandonado. Hilda também questiona se existe alguma destinação prevista para o imóvel e se é possível que ele seja oferecido à prefeitura para sediar o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues.