[6ª Sessão Ordinária] Rotary clubs de Itajaí são homenageados na Câmara

Entidades atuam em áreas importantes como saúde e assistência social.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores sentados no plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores sentados no plenário, durante a sessão ordinária. Foto: Davi Spuldaro / CVI
Durante a 6ª sessão ordinária, realizada nessa terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou a moção nº 1/2021, em reconhecimento aos Rotary Clubs de Itajaí, pelos 116 anos da organização mundial Rotary Internacional, celebrado no dia 23 de fevereiro de 2021. A homenagem proposta pelo vereador Rubens Angioletti (Podemos) foi aprovada por unanimidade.

Em Itajaí, a entidade está representada pelos Rotary Club Itajaí Portal do Vale, Norte e Praia. Os associados trabalham em questões de saúde, como a erradicação da poliomielite, metas de cobertura vacinal, além do financiamento de projetos sociais em entidades como Amor pra Down, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Vovó Biquinha, Hospital Marieta Konder Bornhausen, Grupo de Escoteiros do Imaruí, Grupo de Escoteiros da Fazenda e associações que atendem pessoas com diversas deficiências, entre outros. O Rotary é também membro permanente da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vereadora pede informações sobre acompanhamento de gestações e óbitos fetais e infantis
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 21/2021, da vereadora Anna Carolina (PSDB). A vereadora solicita que o prefeito e o Conselho Municipal de Saúde (Comusa) respondam: como ocorre o acompanhamento das gestantes residentes em Itajaí? De que forma o município garante que todas as gestantes façam o pré-natal? Quais as providências adotadas no caso de gestantes de alto risco? Quantos óbitos de fetos, crianças de 0 a 4 anos e gestantes residentes em Itajaí ocorreram de 2017 até fevereiro de 2021? De que forma são investigados esses casos? Quais ações da Prefeitura para redução desses casos? A Rede Cegonha está implementada em nosso Município? Se sim, quais ações foram desenvolvidas de 2017 a 2020 e quais ações estão planejadas para 2021? Por fim, a vereadora solicita relatório de 2020 sobre acompanhamento pré-natal, parto e óbitos de gestantes, bem como óbitos fetais, nascimentos e óbitos crianças de 0 a 4 anos e a programação anual de Saúde de Itajaí para este ano.

Vereador pede informações sobre agentes comunitários de saúde
Do vereador Beto Cunha (PSDB), foi aprovado o Requerimento nº 22/2021 com 15 votos favoráveis, que questiona o Executivo: com relação aos servidores Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), há estudos para tornar permanente e anual o pagamento do incentivo de produtividade criado pela Lei Municipal 7.121 de 20 de Dezembro de 2019? O Município recebe do Fundo Nacional de Saúde (FNS) parcela adicional para auxílio no custeio dos ACSs e ACEs? O valor adicional repassado do FNS é pago diretamente aos servidores? Como foi utilizado o recurso nos últimos quatro anos? Há possibilidade de prorrogação da jornada especial de trabalho dos ACSs e ACEs até o final de Março de 2021? Há estudos para tornar a Jornada Especial de Trabalho destes servidores uma lei, tendo em vista que todos os anos a fixação desta jornada depende de Portaria da Secretaria Municipal de Saúde?

Vereador faz perguntas sobre reforma na Escola Francisco de Paula Seára
Com 13 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 14/2021, de autoria do vereador Osmar Teixeira (SD) O parlamentar faz questionamentos ao governador, à Secretaria Estadual de Educação e à 17ª Coordenadoria Regional de Educação. O vereador questiona se existe previsão para a reforma completa da Escola Básica Francisco de Paula Seára. Osmar também pergunta se o Governo do Estado tem conhecimento da reportagem que mostra o estado da escola, publicada no Jornal Diarinho no dia 3 de fevereiro.

Uso da Tribuna

Miss Itajaí apresenta projeto social na Câmara
A tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu nesta terça-feira (23), de maneira remota, a Miss Itajaí, Lara Mateus da Silva. A vencedora do concurso apresentou o projeto Miss em Ação Sustentável, criado por ela e que tem o objetivo de recolher latinhas e garrafas pet. Os recursos provenientes da venda destes materiais são doados à Associação Amor pra Down.

Lara está em preparação para o concurso Miss Santa Catarina, que acontece no próximo dia 27, em Pomerode.