Câmara realiza abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente

Palestra com o Prof. Dr. Marcus Polette abre a programação no dia 30, às 19 horas.

#PraTodosVerem: convite com fundo cinza e com detalhes de triângulos verdes e azuis distribuídos pela arte; em azul e preto está escrito "convite, a Câmara de Vereadores de Itajaí convida para a palestra Itajaí na década dos oceanos: potencialidades e desafios, com o prof. Dr. Marcus Polette. O evento marca a abertura da  Semana Municipal do Meio Ambiente de Itajaí. Data: 30 de maio de 2022/ Horário: 19 horas/ Local: Plenário Arno Cugnier/ Câmara de Vereadores de Itajaí/ Av. Abrahão João Francisco, 3825, Ressacada. Finaliza cm as logomarcas da Comissão de Gestão Ambiental, Escola do Legislativo e da Câmara. #PraTodosVerem: convite com fundo cinza e com detalhes de triângulos verdes e azuis distribuídos pela arte; em azul e preto está escrito "convite, a Câmara de Vereadores de Itajaí convida para a palestra Itajaí na década dos oceanos: potencialidades e desafios, com o prof. Dr. Marcus Polette. O evento marca a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente de Itajaí. Data: 30 de maio de 2022/ Horário: 19 horas/ Local: Plenário Arno Cugnier/ Câmara de Vereadores de Itajaí/ Av. Abrahão João Francisco, 3825, Ressacada. Finaliza cm as logomarcas da Comissão de Gestão Ambiental, Escola do Legislativo e da Câmara.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realiza no próximo dia 30 de maio, segunda-feira, a abertura oficial da Semana Municipal do Meio Ambiente. O evento, que terá início às 19 horas, no Plenário Vereador Arno Cugnier, contará com a palestra “Itajaí na década dos oceanos: potencialidades e desafios”, com o Prof. Dr. Marcus Polette (Univali). A palestra é aberta ao público, limitada à lotação do Plenário.

Além da palestra, a Comissão de Gestão Ambiental da Câmara fará outros dois eventos: na quarta-feira (1º), às 18 horas, haverá uma live no perfil da Câmara no Facebook com o tema: “Ideias para salvar os oceanos: um diálogo intergeracional”, com João Malavolta (Instituto Ecosurf) e Gabriel Fernandes (estudante); já no sábado (11), às 9h30, tem caminhada guiada com servidores da Câmara pelo Parque Municipal do Atalaia.

A Palestra
Na palestra Itajaí na década dos oceanos: potencialidades e desafios, o Prof. Dr. Marcus Polette (Univali) vai abordar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 e a Década das Ciências Oceânicas.

Itajaí tem sua economia baseada nas atividades marítimas e costeiras, a chamada economia azul. O município está situado no segundo maior complexo portuário brasileiro, sendo também o maior porto pesqueiro do país, além de contar com estaleiros internacionalmente reconhecidos.

Porém, Itajaí também é conhecida pela vulnerabilidade de sua zona costeira, denotando a necessidade de implementação de políticas públicas ambientais, setoriais e urbanas. A palestra busca levantar a necessidade de integração de políticas públicas, em escala local, baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e Década das Ciências Oceânicas, como forma de evitar futuros cenários indesejados pela falta de planejamento baseado em sólidos fundamentos de natureza integrada e participativa, tendo como foco as ciências ambientais.