[74ª Sessão Ordinária] Unidade de Saúde será nomeada em homenagem ao servidor Adão Maquim

Servidor atuou nas secretarias municipais de Educação e Saúde.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores reunidos no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas, atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta quinta-feira (27), em única discussão e por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar nº 8/2022, de autoria do vereador Bruno da Saúde (MDB). O projeto nomeia de Adão Maquim a Unidade Básica de Saúde do Bairro São Vicente.

Adão Maquim ingressou na Prefeitura de Itajaí em 2005 na função de artífice. Trabalhou na Secretaria de Educação e posteriormente na Saúde, onde foi responsável pela manutenção das obras e melhorias do Centro Integrado de Saúde (CIS). Maquim teve grande importância no auxílio das obras emergenciais na Secretaria de Saúde durante a pandemia da Covid-19, doença que o vitimou em 17 de janeiro de 2021, aos 55 anos de idade, após quase um mês de internação.

De acordo com o autor do projeto, a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho desempenhando de forma humana e exemplar e um agradecimento pelos serviços prestados ao Município.

O projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.

Aprovado crédito adicional de R$ 201 mil para Agricultura e Procuradoria
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na sessão desta quinta-feira (27), em única discussão e regime de urgência, o Projeto de Lei Ordinária nº 131/2022, do Executivo Municipal. O projeto autoriza o prefeito a abrir crédito suplementar de R$ 201 mil para as Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana e para a Procuradoria-Geral do Município. O projeto recebeu 15 votos favoráveis.

Deste montante, R$ 71 mil serão investidos na ampliação e manutenção da patrulha mecanizada e os outros R$ 130 mil serão destinados para a Procuradoria do Município arcar com o pagamento de ações judiciais. Os recursos são provenientes da própria Secretaria de Agricultura, que seriam investidos em assistência técnica e extensão rural e da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que seriam investidos no apoio administrativo à Guarda Civil e Guarda Patrimonial.

O projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.

Vereador faz perguntas sobre sistema de controle de merenda
O Requerimento nº 206/2022, de autoria do vereador Rafael Orthmann (PDT), foi aprovado com 10 votos favoráveis. O parlamentar pergunta ao prefeito, à Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria Municipal de Tecnologia, considerando a descontinuidade do uso sistema de controle de merendas SigAlimentar, há estudos para implementação de novo sistema digital de controle de merendas? O vereador também questiona se é possível que o Município desenvolva sistema próprio através de parceria entre a Secretaria Municipal de Tecnologia e a Diretoria de Tecnologia Educacional. Rafael também quer saber se é viável a utilização de sistema com QR Code ou reconhecimento facial.

Vereador convida ex-diretor do Marieta para prestar informações
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 207/2022, do vereador Osmar Teixeira (SD). O parlamentar convida, com base no Regimento Interno da Câmara, o médico Cristiano Ferreira, para que compareça a uma sessão ordinária e preste informações sobre fatos relevantes para o município de Itajaí, ocorridos em período em que esteve como diretor técnico do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Além disso, solicita que sejam encaminhados à Câmara os documentos referentes ao tema.

Uso da Tribuna

Presidente do Sindifoz fala sobre o Dia do Servidor Público
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu para uso da tribuna, nesta quinta-feira (27), o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz), Francisco Eduardo Johannsen. Durante o discurso, Chico, como é conhecido, falou sobre o Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Durante a fala, ele destacou as lutas enfrentadas pela categoria durante o ano de 2022, como a reivindicação do piso do magistério e a campanha pela reposição das perdas inflacionárias.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI