Autoridades e comunidade discutem prevenção de alagamentos

Cerca de 200 moradores participaram da audiência pública que abordou o tema.

#PraTodosVerem a imagem mostra o público presente no mezanino do plenário. Mais à frente aparecem os integrantes da mesa de debates. Eles estão sentados em torno de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra o público presente no mezanino do plenário. Mais à frente aparecem os integrantes da mesa de debates. Eles estão sentados em torno de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma audiência pública para discutir os alagamentos nos bairros Santa Regina, Espinheiros e Cordeiros, e principalmente nos loteamentos Portal I e Portal II. O evento foi presidido pelo vereador Osmar Teixeira (SD), que propôs a audiência por meio do Requerimento nº 57/2023, subscrito pelo vereador Douglas Cristino (PDT).

Participaram do encontro cerca de 200 moradores das localidades mais atingidas pelas chuvas de 23 de março, além de vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Defesa Civil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e Arteris - Autopista Litoral Sul.

Durante o evento, foram discutidos os projetos para prevenção de novos alagamentos na região, como drenagens, ampliação de galerias e limpeza de ribeirões. Após as falas dos integrantes da mesa de debates, os moradores presentes também fizeram perguntas. A comunidade utilizou o microfone para perguntar dos planos de melhorias, especialmente para a região do Portal I, e também para cobrar das autoridades medidas urgentes para solucionar os problemas dos alagamentos.

Ao final do evento, o presidente da audiência, vereador Osmar Teixeira, entregou à Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Geraldi, o parecer dos vereadores que compõem a comissão de fiscalização do auxílio emergencial, que será oferecido aos moradores atingidos pelos alagamentos de 23 de março. Desta maneira, o Executivo Municipal já poderá dar andamento no processo para o pagamento do benefício. Também ficou decidido intensificar a fiscalização nas obras no Portal I e foi acordado com a Arteris – Autopista Litoral Sul dar celeridade ao processo de autorizações para obras em torno da Rodovia BR-101, com o intuito de prevenir futuras inundações.