Juiz fala sobre adoção e entrega legal em palestra na Câmara

Dr. Fernando Machado Carboni tirou dúvidas e apresentou os avanços da legislação.

#PraTodosVerem a imagem mostra o palestrante, Dr. Fernando Machado Carboni, no plenário. Ele aparece em pé, segurando um microfone sem fio. Também aparecem dezenas de pessoas sentadas no auditório, acompanhando a palestra. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra o palestrante, Dr. Fernando Machado Carboni, no plenário. Ele aparece em pé, segurando um microfone sem fio. Também aparecem dezenas de pessoas sentadas no auditório, acompanhando a palestra. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na noite desta quarta-feira (24), uma palestra sobre os avanços da lei em relação à adoção e o progresso nas entregas voluntárias em Itajaí, com o Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude e Anexos de Itajaí, Dr. Fernando Machado Carboni.

A abertura contou com a participação da servidora pública Natália Simões Pires, integrante do grupo de estudos e apoio à adoção Laços Encontrados. Durante o discurso, Natália falou sobre a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes e apresentou um vídeo com famílias que optaram pela adoção.

A vereadora Christiane Stuart (PSC), que solicitou a realização do evento na Câmara, falou sobre a importância de se discutir o assunto e desmistificar o processo de adoção e principalmente a entrega legal.

O palestrante, Dr. Fernando Machado Carboni, falou sobre os avanços da legislação no que diz respeito ao processo de adoção, aos direitos da criança e das famílias. Ele esclareceu as situações que podem causar a destituição do poder familiar, como funciona o cadastro de adoção e o impedimento de reinserção no cadastro de pessoas que depois da adoção desistem da criança.

O juiz também enfatizou que é preciso melhorar o atendimento às gestantes que optam pela entrega voluntária, a fim de garantir que esse direito seja assegurado e que o recém-nascido tenha a integridade preservada.

Além disso, o magistrado apresentou dados referentes ao assunto: em 2020 foram registradas 1062 entregas voluntárias no Brasil; em 2021 foram 1355; e em 2022 foram 1901. Em Itajaí, de 2018 até hoje foram contabilizadas 14 entregas legais. Já as adoções realizadas em Itajaí, neste mesmo período, somam 117.

Ao final da palestra, o público fez perguntas ao juiz sobre o assunto debatido e tirou todas as dúvidas sobre o processo de adoção.