Unidades de ensino arrecadam 22,5 toneladas de resíduos eletrônicos em campanha da Câmara de Itajaí

Evento divulgou classificação das cinco escolas que arrecadaram maior peso de materiais.

#PraTodosVerem: a foto mostra alunos e professores das unidades de ensino premiadas no Plenário da Câmara de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra alunos e professores das unidades de ensino premiadas no Plenário da Câmara de Itajaí. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A campanha Coleta Premiada – Edição Resíduos Eletrônicos, promovida pela Câmara de Vereadores de Itajaí, arrecadou o total de 22,5 toneladas de equipamentos. O resultado final foi divulgado nesta sexta-feira (30), no evento de premiação das unidades de ensino que coletaram maior peso de material.

A campanha, que tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos, foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Reciclavale Cooperativa de Reciclagem. Ao todo, participaram 25 unidades de ensino municipais.

Durante o evento foram premiadas as cinco unidades de ensino que mais arrecadaram resíduos eletrônicos. O Centro de Educação Infantil Professora Rosemary Klock recebeu R$ 10 mil, pelos 4.090 kg arrecadados; a Escola Básica Antônio Ramos recebeu com R$ 8 mil, pelos   2.030 kg; o Centro de Educação Infantil Antônio Merlo recebeu R$ 7 mil, pelos 1.722 kg; a Escola Básica Padre Pedro Baron             recebeu R$ 6 mil, pelos 1.560,50 kg; e a Escola Básica Pedro Paulo Rebelo recebeu 5 mil, pelos 1.490 kg.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Marcelo Werner (PSC), avaliou que a campanha foi um sucesso e que alcançou o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a destinação correta dos resíduos eletrônicos. “Independentemente do resultado, hoje somos todos vencedores. Todos contribuíram para que a gente tenha um meio ambiente mais sustentável”, declarou.

A presidente da Reciclavale, Marli Martins, afirmou que a campanha foi uma das melhores coisas que aconteceu na história da cooperativa, pois pode aproximar a Reciclavale das unidades de ensino do Município. Segundo Marli, o material recebido excedeu a capacidade do galpão da cooperativa. Destacou que a venda dos recicláveis já ultrapassou o valor que a Câmara de Vereadores destinou para premiação, embora os cooperados não tenham finalizado a separação dos resíduos.

Confira as unidades de ensino participantes e a quantidade arrecadada:

CE de Cordeiros – 1.434 kg
EB Professora Maria Dutra Gomes – 1.270 kg
CEI Hercílio Bento – 1.250 kg
EB Professora Maria Rosa Heleno Schulte - 1.020 kg
CEI Regiane Mara da Luz da Silva – 990 kg
CEI Professora Márcia Maria Augusta Nunes - 755,50 kg
CE Pedro Rizzi - 748 kg
CEI Tancredo Neves – 690 kg
EB Professora Edy Vieira W. Rothbarth - 670 kg
EB Professora Maria José Hulse Peixoto – 540 kg
Banda Filarmônica de Itajaí - 493,20 kg
CEI Ana Silva Fontes – 370 kg
EI Maria Perpétua Pereira - 350 kg
EB Franscisco Celso Mafra – 260 kg
GE Jorge Domingos Gonzaga – 240 kg
EB José Potter – 170 kg
CEI Professora Diva Vieira Abrantes – 130 kg
EB Cívico Militar Melvin Jones - 122,10 kg
EB Aníbal Cesar - 90 kg
EB José Medeiros Vieira - 50 kg

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.

www.twitter.com/camaraitaja