[42ª Sessão Ordinária] Rua no Espinheiros ganha nome de Valdeci Cesar Lamin

Via começa na Rua Francisco Vechani e termina na Rua Domingos Rampelotti.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Uma policial militar também aparece na tribuna do Plenário. Foto: Davi Spuldaro / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário. Eles estão sentados em cadeiras pretas atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo. Uma policial militar também aparece na tribuna do Plenário. Foto: Davi Spuldaro / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou nesta quinta-feira (6), em única discussão, o Projeto de Lei Ordinária nº 87/2023, que denomina de Valdeci Cesar Lamin a rua localizada no Bairro Espinheiros, entre as ruas Francisco Vechani e Domingos Rampelotti. O projeto proposto pelo vereador Douglas Cristino (PDT) recebeu 13 votos favoráveis.

Valdeci Cesar Lamin nasceu em 1957 e é um dos 15 filhos que Eugenio José Lamin e Maria Vicente Lamin, todos nascidos e criados no Bairro Espinheiros em Itajaí. Em 1979 se casou com Alaide da Silva e então se mudou para o Bairro Cordeiros. Na década de 80, fundou o “Bar do Valdeci”, que ficou conhecido na comunidade como “Bar do Sapo”.

Envolvido com a comunidade, Valdeci realizava no Dia das Crianças, em frente à casa dele, uma festa com distribuição de brinquedos para os mais carentes. No dia do aniversário também reunia a comunidade para comemorar com churrasco.

Valdeci faleceu em 2018, aos 61 anos.

Moção

Arquiteta recebe homenagem da Câmara
Foi aprovada com 10 votos favoráveis a Moção nº 19/2023 de Congratulação e Reconhecimento à arquiteta e urbanista Tanise de Góes Maia pelos serviços prestados nas áreas de acessibilidade e inclusão no Município de Itajaí. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcelo Werner (PSC).

Tanise é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é servidora pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí e contribuiu para o crescimento da cidade com a participação em projetos como: binário da Rua Estefano José Vanoli e revitalização da Rua Hercílio Luz; praças do Nilo Bittencourt e Nossa Senhora das Graças; elaboração do novo sistema de transporte público, que contará com 100% da frota acessível; desenvolvimento do Plano de Calçadas, entre outros.

A servidora se destaca na área profissional com dedicação e determinação para fazer a diferença na área da acessibilidade. Por meio dos projetos arquitetônicos, tem transformado Itajaí em uma cidade mais acessível e inclusiva.

Uso da Tribuna

Instrutora do Proerd fala sobre importância do Programa
A Câmara recebeu, para uso da tribuna, a soldado da Polícia Militar (PM) Fernanda Furlan Silvestre. A policial, que é instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), destacou que em 2022 foram formados mais de mil alunos. Em 25 de história, mais de um milhão de estudantes participaram do Programa, que conta com 10 encontros e envolve as escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Catarina.

A soldado enfatizou a importância do Proerd para a formação dos estudantes, o incentivo para que os jovens façam boas escolhas e o alerta para o perigo das drogas.