Vereadores mirins realizam 3ª Sessão Ordinária

Foram apresentadas indicações e aprovados requerimentos.

#PraTodosVerem: imagem da vereadora Emanuela dos Santos da Silva (Escola João Duarte) se pronuncia ao microfone durante a sessão mirim. #PraTodosVerem: imagem da vereadora Emanuela dos Santos da Silva (Escola João Duarte) se pronuncia ao microfone durante a sessão mirim.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na segunda-feira (14) a 3ª Sessão Ordinária do projeto Câmara Mirim 2023. As vereadoras e vereadores mirins apresentaram suas indicações, aprovaram requerimentos e debateram proposituras que abordaram a regulamentação de espaços para food trucks, jogos escolares, entre outros.

A sessão contou ainda com a participação da vereadora Anna Carolina (PSDB), Procuradora Especial da Mulher da Câmara, que falou sobre as ações da Procuradoria, em especial durante o Agosto Lilás.

Abaixo você confere os destaques da sessão:

Indicações apresentadas:

Vereadora mirim Isadora dos Santos (Fayal) e vereador Theo Lacerda e Silva (Escola S): Indicação nº 647/2023 - para que o Município providencie um protocolo de evacuação das unidades de ensino da rede pública municipal para casos de incêndio ou ataques, com realização anual de simulações de evacuação;

Vereadora mirim Emanuela dos Santos da Silva (Escola João Duarte): Indicação nº 648/2023 - solicita que a Prefeitura de Itajaí promova oficinas culturais e artesanais para criar oportunidades de aprendizagem sobre a cultura e artes;

Vereador mirim Robson Viturino Filho (Fayal): Indicação nº 649/2023 - para que sejam disponibilizados guardas de trânsito em frente ao Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal no horário de saída das aulas;

Vereadora mirim Sophia Poli (Salesiano): Indicação nº 650/2023 - para que a Prefeitura de Itajaí promova uma hora da leitura para as crianças na biblioteca municipal, sendo lúdico e criativo, trazendo os pequenos para o mundo literário e promovendo a cultura;

Vereadora mirim Sara Helena dos Santos (Escola Elias Adaime): Indicação nº 651/2023 - para que seja realizado anualmente jogos interclasse de diversas modalidades em todas as escola da rede pública;

Vereador mirim Pedro Tansini Cataneo (Salesiano): Indicação nº 652/2023 - para que seja realizada a fiscalização de trânsito constante no trecho de acesso ao serviço de transporte intermunicipal, ferryboat, ofertado pela NGI Sul;

Vereador Mirim Abner dos Santos (CE Pedro Rizzi): Indicação nº 653/2023 - para que o Município disponibilize notebooks para as unidades de ensino municipais para os professores (as) possam passar os conteúdos em forma de slides.

Vereador Bernardo Emerim (Colégio de Aplicação Univali):
Indicação nº 654/2023 - solicita que a Prefeitura Municipal realize manutenção referente à pintura externa e interna do Centro Educacional Infantil Prefeito Eduardo Dadinho Canziani, localizado na R. Alcídes Esperidião Pereira, 1 - Cidade Nova;

Vereadora Melissa Maciel Taborda (EB Gaspar da Costa Moraes): Indicação nº 655/2023 - solicita a realização de uma operação "tapa-buracos" na Avenida Marcos Konder, no Centro de Itajaí.

Requerimentos aprovados:

Requerimento nº 59/2023, da vereadora mirim Emanuela dos Santos da Silva (Escola João Duarte): questiona o Município se há planos para realização de atividades culturais nas praças de Itajaí. Com a Marejada cancelada, já existe planos para outras atividades culturais? Teria a possibilidade de fazer como na Rua XV de Novembro em Blumenau, em que a rua é fechada aos domingos para o lazer das famílias? Essas atividades poderiam ser feitas na Rua Hercílio Luz, após a reurbanização, ou na Beira-Rio?

Requerimento nº 60/2023, do vereador mirim Pedro Cataneo (Salesiano): requer o envio de ofício ao prefeito municipal, com cópia à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, com os seguintes questionamentos: o transporte intermunicipal via ferry boat, ofertado pela NGI Sul, está dentro dos conformes legais? Se sim, porque não há emissão de cupons fiscais?

Requerimento nº 61/2023, da vereadora mirim Sara Helena dos Santos (Escola Elias Adaime): solicita envio de ofício à Prefeitura Municipal, com cópia à Secretaria Municipal de Educação, para que responda os seguintes questionamentos: quais são as orientações da Secretaria Municipal de Educação para alunos que cometerem algum ato indisciplinar? É possível substituir suspensões por algum tipo de trabalho na escola, como organização da biblioteca ou salas, ou pintura em casos de pichação?

Requerimento nº 62/2023, da vereadora mirim Luiza Carolina Alba (Escola Judith Duarte): solicita envio de ofício à Prefeitura Municipal, para que responda os seguintes questionamentos: quantos parques infantis para pessoas com deficiência (PCD) existem em Itajaí? Destes, quantos estão em bom estado? A Prefeitura tem feito reformas nos parques infantis para PCDs? Caso a resposta for negativa, justificar. A prefeitura pretende adaptar mais parques infantis para PCDs?

Requerimento nº 63/2023, da vereadora mirim Sophia Poli (Salesiano): solicita envio de ofício à Prefeitura para que responda as seguintes perguntas: o Município possui outro local próprio para alocar os food trucks da Beira-Rio, como uma praça ou um espaço (vagas) demarcado para as vendas?

O Câmara Mirim é um projeto de formação política e cidadã, realizado pela Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte. Nele, os vereadores mirins podem vivenciar o processo legislativo, criando proposições e defendendo suas ideias na tribuna da Câmara. Para ingressar no projeto, os estudantes participaram de uma eleição nas suas escolas.