Município apresenta metas fiscais do 2º quadrimestre

Gastos com Saúde, Educação e folha de pagamento no período atenderam às exigências legais.

#PraTodosVerem: imagem da bancada de madeira clara do Plenário da Câmara. Da esquerda para a direita estão sentados o vereador Adriano Klawa e o contador do Município, Everaldo Izaú Desidério.
A Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira (27) a audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais do Município até o 2º quadrimestre de 2023. De acordo com os dados, Executivo tem cumprido as obrigações constitucionais com Saúde e Educação. A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Adriano Klawa, e os números apresentados pelo contador do Município, Everaldo Izaú Desidério.

Considerando  todas  as  fontes  de recursos,  a  receita total  realizada pelo Município até o mês de agosto foi  de aproximadamente  R$ 1,6 bilhão para  uma previsão anual de  R$ 2,6 bilhões, correspondente   a um percentual de realização de cerca de 62%. Já o total de despesas realizadas pelo Executivo Municipal até o mês de agosto foi de R$ 1,5 bilhão, deixando um superávit orçamentário de R$ 131,8 milhões

Também foram apresentados os cumprimentos das metas estabelecidas na Constituição com os investimentos mínimos em Educação e Saúde. Na área da Educação, em que a exigência é de no mínimo 25% da receita resultante de impostos, foram investidos até agosto 27,81%. Já na Saúde, em que é exigido um investimento mínimo de 15%, foram investidos até o final do o 2º quadrimestre de 2023, 25,89%, com mais de R$ 112 milhões acima do mínimo exigido.

As despesas com pessoal também estão dentro do limite permitido. No período, foi gasto pouco mais de R$ 1 bilhão com pessoal, um total de 45,88% da receita corrente líquida ajustada. Os valores estão abaixo do limite de alerta que é de 48,6% da receita.

A apresentação completa das Metas Fiscais do Município está disponível para downaload abaixo.

Fotos: Felipe da Costa/CVI.