Câmara de Itajaí assume compromisso com agenda socioambiental no Poder Público

Adesão à A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente, foi publicada no Diário Oficial esta semana.

#PraTodosVerem: a foto mostra o vereador Marcelo Werner e o Secretário Fábio Rezes sentados em frente à mesa do coordenador da A3P. #PraTodosVerem: a foto mostra o vereador Marcelo Werner e o Secretário Fábio Rezes sentados em frente à mesa do coordenador da A3P.
A Câmara de Vereadores de Itajaí aderiu ao Programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A assinatura do termo faz parte dos esforços do Legislativo  fortalecer a cultura socioambiental na instituição e contribuir na qualidade de vida no ambiente de trabalho. O documento foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (26).

Em 18 de setembro, o presidente da Câmara, Marcelo Werner (PSC), e o Secretário de Comunicação e Promoção Social, Fábio Rezes, reuniram-se com o coordenador nacional da A3P, Pablo de Ávila Saldo, para apresentar ações e conversar sobre futuras parcerias. A reunião aconteceu na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

Embora a adesão tenha ocorrido em 2023, a Comissão de Gestão Ambiental da Câmara de Vereadores de Itajaí já utiliza os princípios da A3P desde 2016, quando foi realizado o Diagnóstico Ambiental para construção do Plano de Gestão Ambiental da instituição.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A proposta é estruturada em seis eixos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis; e sensibilização e capacitação dos servidores.