CPI do Porto colhe depoimentos de duas testemunhas

Ex-superintendente e contadora do Porto foram ouvidos nesta segunda-feira.

#PraTodosVerem: imagem do espaço elevado do Plenário com os vereadores membros da CPI sentados atrás de uma bancada em formato de semicírculo. A frente deles, o depoente sentado atrás de uma mesa de escritório responde aos questionamentos dos parlamentares. #PraTodosVerem: imagem do espaço elevado do Plenário com os vereadores membros da CPI sentados atrás de uma bancada em formato de semicírculo. A frente deles, o depoente sentado atrás de uma mesa de escritório responde aos questionamentos dos parlamentares.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta segunda-feira (2) a 5ª reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito nº 1/2023, que investiga a queda na movimentação do Porto de Itajaí.

Nesta reunião foram realizadas oitivas com duas testemunhas. A primeira a ser ouvida foi a contadora efetiva da Superintendência do Porto de Itajaí, Roseli Melnek, que em 2018 e 2019 também ocupou o cargo de diretora administrativa-financeira do Porto.

Roseli respondeu a perguntas relativas a gestão financeira do Porto no período, incluindo o relatório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) que analisou a gestão do Porto, para verificar a adequação de sua estrutura para o desempenho eficiente das atividades portuárias e a legalidade, legitimidade e economicidade das despesas realizadas de 2018 a junho de 2019.

Na sequência, foi ouvido o ex-superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles, que respondeu a perguntas sobre a movimentação, situação das áreas pública e privada do Porto, como ocorreram os estudos de desestatização, processos de arrendamentos e a busca pela manutenção da autoridade portuária municipal.

Após as oitivas, os vereadores apresentaram os seguintes requerimentos verbais:

Requerimento nº 62/2023, do vereador Osmar Teixeira (SD), para a Superintendência do Porto de Itajaí. O vereador reitera pedidos elaborados na letra “D” do Requerimento nº 29/2023, que solicita CNPJ e documentos apresentados pelas empresas ofertantes no processo de arrendamento transitório do Porto, incluindo documentos dos sócios e declarações exigidas em lei. O vereador solicita ainda, cópias dos documentos oficiais das propostas. O Requerimento foi aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 63/2023, do vereador Paulo Maes (União Brasil) para a Superintendência do Porto. O vereador questiona quais técnicos saíram de seus cargos após o desligamento do ex-superintendente do Porto, Marcelo Salles, em 2020 e por quais motivos foram retirados.  O Requerimento foi aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 64/2023, do vereador Paulo Maes (União Brasil) para a Superintendência do Porto. O parlamentar questiona por qual motivo o ex-diretor do Porto André Pimentel foi demitido do cargo. O Requerimento foi aprovado por unanimidade.

Requerimento nº 65/2023, do vereador Osmar Teixeira (SD), para o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni. O parlamentar solicita as seguintes informações: quando foi tomada a decisão pela demissão do ex-superintendente do Porto Marcelo Salles? Qual o motivo da demissão? Houve alguma conversa com Marcelo Salles para explicar sua demissão? O Requerimento foi aprovado por unanimidade.

A Comissão Parlamentar de Inquérito nº 1/2023 é formada pelos vereadores Adriano Klawa – presidente; Osmar Teixeira (Solidariedade) – relator; Christiane Stuart (PSC) – secretária; Laudelino Lamim (MDB); e Paulo Maes (União Brasil). A próxima reunião está agendada para o dia 11 de outubro, às 14 horas.

Crédito: Felipe da Costa/CVI.