Mostra “Meu Lixo, Minha Responsabilidade” está em exposição na Câmara

Obras foram produzidas por alunos da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira.

#PraTodosVerem: sobre um caixote de madeira está a obra “As Corujitas”, duas peças com os corpos de raladores de alimentos de diferentes tamanhos; botões e argolas simulam os olhos das corujas.

Uma coruja com corpo de ralador de cozinha, uma galinha feita com uma pá e um escorredor de macarrão que virou uma linda tartaruga. Estas são algumas das esculturas da mostra “Meu Lixo, Minha Responsabilidade”, que está em exposição no Espaço Cultural Gov. Antônio Carlos Konder Reis, da Câmara de Vereadores de Itajaí. As obras, confeccionadas a partir de materiais que iriam para o lixo, seguem na Câmara até o dia 27 de outubro.

As peças foram produzidas pelos alunos do 4º e 5º anos da Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira dentro do projeto “Agenda 2030: encontrandosoluções.com.vc”. O Projeto busca parcerias sólidas e colaborativas entre empresas locais, governo e comunidade, visando soluções eficazes para problemas socioambientais da comunidade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dos problemas identificados pelos estudantes foi a grande quantidade de lixo nas ruas da Itaipava, bairro em que a escola está localizada. Surgiu então a ideia de trabalhar o conceito de arte e sustentabilidade, a fim de conscientizar as pessoas sobre o consumo consciente, reciclagem e a preservação do meio ambiente. Restos de madeira, plástico e metais ganharam nova vida nas mãos dos estudantes, transformando-se em belas obras de arte.

A Exposição “Meu Lixo, Minha Responsabilidade” segue aberta para visitação até o dia 27 de outubro, das 8h às 19h. Além do Espaço Cultural a Câmara de Vereadores de Itajaí também recebe grupos para visitas guiadas pelo Legislativo, nestes casos é necessário fazer o agendamento pelo link: http://www.cvi.sc.gov.br/visita-guiada/index.

Fotos: Fabricia Prado/CVI.