[65ª Sessão Ordinária] Instituto Mayckon Tavares é declarado de utilidade pública

Entidade trabalha no acolhimento e ressocialização de dependentes químicos.

#PraTodosVerem a imagem mostra os vereadores no plenário durante a sessão. Eles estão sentados em cadeiras pretas atrás de uma bancada de madeira de cor clara em formato de semicírculo.
Aprovado com 14 votos favoráveis, em única discussão e votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 147/2022, do vereador Fábio Negão (PL). O projeto declara o Instituto Mayckon Tavares como entidade de utilidade pública.

O Instituto realiza um serviço de acolhimento e ações voltadas para a ressocialização de dependentes químicos e sua reinserção no mercado de trabalho. A entidade atua há cinco anos com pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social agravada pelo uso de drogas.

O Instituto Mayckon Tavares já acolheu aproximadamente 1,5 mil pessoas em quartos adaptados e toda infraestrutura necessária e destaca-se pelo acolhimento de mulheres em busca de ressocialização.  Com a declaração de utilidade pública, o Instituto terá mais opções para financiar suas atividades, como a possibilidade de convênios com o Poder Público, a realização de sorteios e o recebimento de doações de produtos apreendidos pela Receita Federal, entre outros.

O Projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.

Vereadora pede informações sobre barragem do Semasa
Com 15 votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 128/2023, de autoria da vereadora Anna Carolina (PSDB). A parlamentar faz questionamentos ao Semasa sobre a barragem no rio Itajaí-Mirim. Entre as perguntas estão: por quantas manutenções ou reformas a barragem e margens passaram nos últimos sete anos? As obras foram suficientes para recuperar e melhorar a infraestrutura e estabilidade da barragem e margens? Quais obras de infraestrutura, manutenção e proteção catódica ainda são necessárias? Quem é responsável pelas inspeções regulares da barragem e das margens? Qual a frequência das inspeções e manutenções? Como é a manutenção preventiva?

Vereador pede estudos para isenção de tarifa de energia de imóveis atingidos pela enchente
Com 15 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 147/2023, do vereador Douglas Crsitino (PDT). O parlamentar solicita à Gerência Regional da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que estude a possibilidade de concessão de isenção de 50% da tarifa de energia elétrica de outubro, das unidades consumidoras afetadas pela enchente. Para obter o benefício, a unidade deverá estar no relatório da Defesa Civil acerca da enchente e inundações. O mesmo pedido deverá ser estendido ao Serviço Municipal de Água, Saneamento e Infraestrutura (Semasa) para isenção de parte da tarifa de água. O requerimento foi subscrito pelos demais vereadores.

Uso da Tribuna
Flavio Reitz fala sobre o paradesporto na tribuna da Câmara
Durante a 65ª Sessão Ordinária da Câmara, o paratleta itajaiense Flávio Reitz, falou sobre a importância do paradesporto, lembrando que no dia 11 de outubro foi comemorado o Dia da Pessoa com Deficiência Física, data para a conscientização da sociedade sobre ações para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física. Flávio falou dos outros três tipos de deficiência: a auditiva, a intelectual e a visual, e que todas merecem igual atenção.

O paratleta afirmou, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, que aproximadamente 9% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência ou dificuldade de mobilidade, cerca de 19 milhões de pessoas. “É um público grande, que precisa de atenção”, disse.

Reitz falou da realização dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em Itajaí, entre os dias 5 e 15 de dezembro. Os Parajasc abarcam os quatro tipos de deficiência e Itajaí sempre esteve nas primeiras posições na competição. “Por isso, chamo a todos que estão nos assistindo e ouvindo a apoiar os atletas de Itajaí nos Parajasc, pois fará toda a diferença”.

O atleta falou ainda, da paracanoagem como mais uma opção de modalidade que vem crescendo em Itajaí. Importante destacar que há algumas semanas o próprio Flávio Reitz conquistou o vice-campeonato brasileiro e o vice-campeonato panamericano de paracanoagem. Anteriormente, Flavio se dedicou ao salto em altura, modalidade na qual conquistou importantes títulos dentro e fora do país.

Fotos: Rafael Monaco/CVI.