Acesso do Cidadão



TV Câmara

Assistir ao vivo

Newsletter

Inscreva-se para receber novidades sobre a Câmara de Vereadores.


Seminário na Câmara de Itajaí discute gestão de resíduos

Evento faz parte da programação oficial da Semana Lixo Zero no Município.

#PraTodosVerem: A imagem é um convite para evento da Semana Lixo Zero de Itajaí. Escrito sobre fundo verde e azul está escrito: Seminário Diálogos Intersetoriais: desafios e oportunidades para uma gestão de resíduos Lixo Zero. Plenário Vereador Arno Cugnier, Câmara de Vereadores de Itajaí. 25 de outubro, das 13h30 às 17h. #PraTodosVerem: A imagem é um convite para evento da Semana Lixo Zero de Itajaí. Escrito sobre fundo verde e azul está escrito: Seminário Diálogos Intersetoriais: desafios e oportunidades para uma gestão de resíduos Lixo Zero. Plenário Vereador Arno Cugnier, Câmara de Vereadores de Itajaí. 25 de outubro, das 13h30 às 17h.
A Câmara de Vereadores de Itajaí recebe no dia 25 de outubro o Seminário Diálogos Intersetoriais: desafios e oportunidades para uma gestão de resíduos Lixo Zero. O encontro reunirá especialistas de diversos setores em dois painéis, e será realizado no Plenário Vereador Arno Cugnier, das 13h30 às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas preenchendo o formulário neste link.
 
O primeiro painel Gestão e responsabilidade compartilhada de resíduos em Itajaí e SC será composto por Malu Pereira (Gomes da Costa), Pablo de Ávila Saldo (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e deputado estadual Marquito (Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc), com mediação de Marcel Ferrari (Inis).
 
Já o segundo painel, Oportunidades e desafios da gestão de resíduos em Itajaí, terá como expositores Arthur Rancatti (Itajaí Lixo Zero), Marli Martins (Cooperativa Reciclavale) e Valéria Basso Izaias (Recicla Itajaí/Ambiental), com mediação de Sabrina Schneider (Câmara de Itajaí).
 
O evento é organizado pelo Coletivo Itajaí Lixo Zero, Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e Câmara de Itajaí e faz parte da Semana Lixo Zero, que acontece de 20 a 28 de outubro. Todas as atividades estão disponíveis no site: https://www.semanalixozero.eco.br/itajai.
 
Conheça os painelistas:
 
Malu Pereira – Gomes da Costa
Engenheira Ambiental, pós-graduada em Engenharia de Processos e Qualidade, também Gestão Estratégica de Pessoas e Sustentabilidade. Atua há 10 anos na indústria de alimentos, sendo responsável técnica pela gestão de mais de 100 toneladas de resíduos por dia e pelo tratamento de 3.500 m³ de efluentes diariamente. Atualmente, é aluna de mestrado do curso de Ciência e Tecnologia Ambiental da Univali.
 
Pablo de Ávila Saldo – Coordenador da A3P – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Engenheiro de computação (FURG), analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Foi gestor de Unidades de Conservação por 15 anos e atualmente é o coordenador nacional da A3P.
 
Deputado estadual Marquito - Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente
Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022.
 
Arthur Rancatti – Itajaí Lixo Zero
Apaixonado por compostagem e reciclagem, é educador e consultor em Sustentabilidade e ESG, embaixador lixo zero há mais de 10 anos e coordenador geral do Coletivo Itajaí Lixo Zero.
 
Marli Martins – Cooperativa Reciclavale
Presidente, diretora e fundadora da Reciclavale, fundada em 2008. Trabalha com resíduos desde 2004 quando foi presidente da Cooperfoz. Atualmente, a Reciclavale atua em mais de 80 empresas em Itajaí e região, além de realizar projetos em parceria com o Instituto Federal de SC e Univali.
 
Valéria Basso Izaias – Recicla Itajaí/Ambiental
Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC/CAV, atua como coordenadora do Programa ReciclaBC desde junho deste ano.
 
Sobre a Semana Lixo Zero
A Semana Lixo Zero Itajaí é apresentada por Gomes da Costa, patrocinada por Rastro Sustentabilidade e Exit, e conta com apoio do Hortifruti Direto do Campo, Instituto Itajaí Sustentável, Município de Itajaí, Marina Itajaí, Câmara de Vereadores de Itajaí, Pequeno Anjo Hospital Infantil, Tai Rodrigues Comunicação Viva, Semana, Unificado, Movimento Nacional ODS, Porto de Itajaí, Agenda 21 Itajaí e Projeto Agenda 2030.
 

--
Câmara de Vereadores de Itajaí
Secretaria de Comunicação e Promoção Social
(47) 3344-7100
www.cvi.sc.gov.br
www.facebook.com/camaraitajai
www.youtube.com/camaraitajai
www.instagram.com/camaraitajai
www.twitter.com/camaraitajai


Projetos e Proposituras