Gestão de resíduos é discutida em seminário na Câmara de Itajaí

Evento fez parte da Semana Lixo Zero de Itajaí.

#PraTodosVerem: a foto mostra o público, de costas, e ao fundo, os painelistas sentados em poltronas no meio do Plenário. Crédito: Felipe da Costa/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra o público, de costas, e ao fundo, os painelistas sentados em poltronas no meio do Plenário. Crédito: Felipe da Costa/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na tarde desta quarta-feira (25) o Seminário Diálogos: desafios e oportunidades para uma gestão de resíduos Lixo Zero. O evento, organizado em parceria com o Coletivo Itajaí Lixo Zero e o Instituto Itajaí Sustentável (Inis), contou com participantes de organizações públicas, privadas e do terceiro setor para discutir o tema do evento.

O conceito lixo zero é uma metodologia que prevê o aproveitamento máximo dos resíduos e o descarte correto de recicláveis e orgânicos, evitando ou eliminando o encaminhamento de resíduos misturados aos aterros sanitários.

As discussões começaram com o painel Gestão e responsabilidade compartilhada de resíduos em Itajaí e Santa Catarina, que teve mediação de Marcel Ferrari (Inis). Malu Pereira falou sobre o trabalho desenvolvido pela Gomes da Costa, empresa com certificação Lixo Zero. Pablo Ávila Saldo, comentou sobre o trabalho na coordenação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Já o deputado estadual Marquito, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, falou sobre o trabalho para implantação da compostagem em Florianópolis, enquanto vereador de Florianópolis, e dos projetos em andamento na Assembleia Legislativa.

O segundo painel, Oportunidades e desafios da gestão de resíduos em Itajaí, foi mediado por Sabrina Schneider, presidente da Comissão de Gestão Ambiental da Câmara de Itajaí. Arthur Rancatti, coordenador da Coletivo Itajaí Lixo Zero, explicou o conceito e o trabalho desenvolvido na cidade de educação ambiental e outras parcerias para que a cidade seja lixo zero. Marli Martins falou sobre o trabalho de coleta e reciclagem de lixo eletrônico realizado pela Cooperativa Reciclavale. Já Valéria Basso falou sobre o projeto Recicla Itajaí, realizado pela Ambiental para promover a correta separação e destinação de resíduos na cidade.

O Seminário faz parte da programação oficial da 4ª Semana Lixo Zero de Itajaí, que acontece de 20 a 28 de outubro. A programação completa está disponível no site www.semanalixozero.eco.br/itajai.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.
Crédito: Felipe da Costa/CVI.