Três testemunhas prestam depoimento na CPI dos Aluguéis

Outras três oitivas foram agendadas para o dia 6 de dezembro.

#PraTodosVerem a imagem mostra o plenário durante a reunião da CPI. Os vereadores estão sentados atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo, enquanto uma mulher está sentada em uma cadeira preta mais ao centro do plenário, atrás de uma mesa retangular de madeira. Foto: Rafael Monaco / CVI #PraTodosVerem a imagem mostra o plenário durante a reunião da CPI. Os vereadores estão sentados atrás de uma bancada de madeira em formato de semicírculo, enquanto uma mulher está sentada em uma cadeira preta mais ao centro do plenário, atrás de uma mesa retangular de madeira. Foto: Rafael Monaco / CVI
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na tarde desta segunda-feira (27) a 4ª Reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nº 2/2023, que investiga a conduta da Administração Pública nos contratos de locação de imóveis pela Prefeitura de Itajaí. Durante a reunião foram ouvidas três testemunhas.

Prestaram depoimento o ex-diretor de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rubens Menon; o atual diretor de Proteção Social Especial, Amarildo Sartor; e a diretora Administrativa e Financeira da Secretaria, Jamilly Roberta Pereira.

Durante a reunião, as testemunhas responderam às perguntas formuladas pelos vereadores integrantes da CPI. Os questionamentos abordaram principalmente o valor dos aluguéis dos imóveis que sediam os Centros Pop e a Secretaria Municipal de Assistência Social, assim como os orçamentos para locação desses imóveis, os trâmites para a locação e os motivos para as mudanças de endereço.

Também foram formuladas perguntas sobre a estrutura dos imóveis alugados, as adequações necessárias e os responsáveis por financiar as reformas.

Após as oitivas, os vereadores ainda aprovaram três requerimentos verbais:

Requerimento 08/2023 – autoria dos vereadores Rubens Angioletti, Osmar Teixeira (SD) e Anna Carolina (PSDB)
Solicitam que o Poder Executivo forneça uma lista com todo o material reutilizado das sedes antigas nas sedes novas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centros Pop. Além disso, os vereadores querem detalhes do que foi feito de novo nestes locais e que sejam apresentadas as notas fiscais. Os parlamentarem também solicitam os comprovantes de pagamento de água e energia da nova sede da Secretaria desde julho.

Requerimento 09/2023 – autoria vereador Osmar Teixeira (SD)
Solicita que a Secretaria Municipal de Assistência Social faça esclarecimentos a respeito da destinação dos recursos da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial, com detalhes sobre a finalidade em cada rubrica.

Requerimento 10/2023 – autoria vereadora Anna Carolina (PSDB)
Solicita a intimação de mais três testemunhas para prestar depoimento à CPI – a servidora Aline Cristina Machado Cardoso, diretora executiva da Secretaria Municipal de Assistência Social; Neusa Geraldi, secretária municipal de Assistência Social; e a ex-servidora Maria Goretti Kock Adriano.

As oitivas devem acontecer na próxima reunião da Comissão, que está prevista para o dia 6 de dezembro, quarta-feira, a partir das 14h.

Fazem parte CPI nº 02/2023 os vereadores Rubens Angioletti – presidente, Osmar Teixeira (SD) - secretário, Ana Carolina (PSDB) – relatora, e Douglas Cristino (PDT).
Crédito: Rafael Monaco/CVI.