Última semana para escolas aderirem ao Projeto Câmara Mirim de 2024

Responsáveis pelas unidades de ensino podem submeter inscrição até 8 de dezembro.

#PraTodosVerem: a imagem mostra a foto de três vereadores mirins no lado esquerdo. Ao lago direito aparece o texto: Projeto Câmara Mirim.  Cadastre sua Escola até 8/12 em cvi.sc.gov.br. #PraTodosVerem: a imagem mostra a foto de três vereadores mirins no lado esquerdo. Ao lago direito aparece o texto: Projeto Câmara Mirim. Cadastre sua Escola até 8/12 em cvi.sc.gov.br.
Termina nesta sexta-feira (8) o prazo para as unidades de ensino de Itajaí aderirem ao Projeto Câmara Mirim de 2024. Podem participar escolas públicas e privadas de Itajaí que ofertarão o 9º ano no período matutino no próximo ano. O edital contendo as informações do projeto e da ficha de adesão estão disponíveis em www.cvi.sc.gov.br.

Para se inscrever, o responsável pela escola deve preencher e encaminhar a ficha de adesão para o e-mail da Escola do Legislativo, escola@cvi.sc.gov.br.

O processo de seleção dos 17 vereadores mirins e 17 suplentes acontecerá somente a partir de fevereiro. Após a inscrição das escolas, será lançado um novo edital, no mês de janeiro, com as regras para a realização da eleição nas unidades de ensino. Poderão ser candidatos a vereador mirim os estudantes do 9º ano. Já os alunos de 6º ao 9º poderão votar para escolher seus representantes.

Além de participar de uma eleição, os vereadores mirins que tomarem posse irão aprender mais sobre o funcionamento do Poder Legislativo. Em especial, a função fiscalizatória. Os estudantes deverão fazer indicações e requerimentos, que serão discutidos nas sessões da Câmara Mirim.

O Câmara Mirim é um projeto de formação política e cidadã, realizado pela Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, da Câmara de Vereadores de Itajaí. Os objetivos do projeto são aproximar o Poder Legislativo dos estudantes de escolas públicas e privadas de Itajaí; contribuir para a formação política e cidadã dos estudantes; fortalecer o papel da democracia e das instituições democráticas; e possibilitar aos estudantes a vivência do processo legislativo.