Projeto Câmara Mirim 2024 terá a participação de 19 escolas

Eleições dos novos vereadores mirins estão previstas para março do próximo ano.

#PraTodosVerem: card com fundo verde onde se lê "aenção estudantes/ 19 unidades de ensino vão participar do Câmara Mirim em 2024. Confira se sua escola está entre elas. Finaliza com a logomarca do projeto. #PraTodosVerem: card com fundo verde onde se lê "aenção estudantes/ 19 unidades de ensino vão participar do Câmara Mirim em 2024. Confira se sua escola está entre elas. Finaliza com a logomarca do projeto.
O projeto Câmara Mirim 2024 será realizado com 19 escolas públicas e privadas de Itajaí, que fizeram a adesão até a última sexta-feira (8). A partir de agora, a Câmara de Vereadores iniciará o trabalho de preparação para as eleições, que ocorrerão em todas as unidades inscritas, que elegerão seus representantes entre os alunos que estiverem cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.

Aderiram ao projeto: o Centro Educacional de Cordeiros; Centro Educacional Pedro Rizzi; Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal; Colégio de Aplicação Univali - CAU Itajaí; Colégio Salesiano Itajaí; Escola Básica Antônio Ramos; Escola Básica Avelino Werner; Escola Básica Gaspar da Costa Moraes; Escola Básica João Duarte; Escola Básica João Paulo II; Escola Básica José Medeiros Vieira; Escola Básica Mansueto Trés; Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha; Escola Básica Padre Pedro Baron; Escola Básica Prefeito Alberto Werner; Escola Básica Prof.ª Judith Duarte de Oliveira; Escola Básica Prof.ª Maria José Hülse Peixoto; Escola de Educação Básica Carlos Fantini e Escola Sesi – Itajaí.

Em março de 2024, alunas e alunos do 9º ano do período matutino destas unidades poderão se candidatar a uma vaga na Câmara Mirim. Todos colegas do 6º ao 9º ano vão poder votar nos seus candidatos. Os mais votados de cada escola concorrerão às 17 vagas do projeto, que ainda contará com o sorteio dos vereadores mirins suplentes, que também terão a oportunidade de participar de atividades da Câmara Mirim.

A Câmara Mirim é um projeto de formação política e cidadã, regulamentado pela Resolução nº 633/2022. O objetivo é fazer com que os estudantes conheçam o Poder Legislativo, o papel da democracia e das instituições democráticas. A 1ª legislatura, realizada em 2023, contou com a participação de 15 escolas. Durante o ano, foram realizadas cinco sessões ordinárias, duas sessões solenes e uma sessão extraordinária.

Foram encaminhadas ao Executivo 32 Indicações e aprovados 29 Requerimentos e 16 Moções, entregues a profissionais da Educação. Os vereadores mirins também fizeram visitas técnicas à Prefeitura e ao Fórum da Comarca; participaram do 1º Seminário de Vereadores Mirins da região da Amfri, em Balneário Camboriú, e do 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, Em Florianópolis, quando conheceram e compartilharam experiências com vereadores mirins de diversas cidades de Santa Catarina.