Cápsula do tempo vai guardar desejos de vereadores mirins para a Itajaí de 2035

Cartas serão abertas daqui a 12 anos para leitura.

#PraTodosVerem: a foto mostra a vereadora mirim Melissa Taborda depositando a carta em uma caixa de acrílico transparente. #PraTodosVerem: a foto mostra a vereadora mirim Melissa Taborda depositando a carta em uma caixa de acrílico transparente.
A Câmara de Vereadores de Itajaí entregou, nesta terça-feira (12), uma moção de congratulação e reconhecimento aos vereadores mirins da 1ª Legislatura do projeto Câmara Mirim. Além da homenagem, os estudantes também depositaram cartas em uma cápsula do tempo que será aberta daqui a 12 anos.

A ideia surgiu na última sessão ordinária da Câmara Mirim. Os vereadores mirins foram convidados a escrever uma redação contando seus desejos para a Itajaí de 2035. A intenção é abrir a cápsula para ler as cartas junto com os vereadores mirins de 2023 e os que estiverem participando do projeto em 2035.

Sobre o Câmara Mirim
A Câmara Mirim é um projeto de formação política e cidadã, realizado pela Escola do Legislativo Vereadora Maria Rose Heleno Schulte. O objetivo é fazer com que os estudantes conheçam o Poder Legislativo, o papel da democracia e das instituições democráticas. A 1ª legislatura, realizada em 2023, contou com a participação de 15 escolas. Durante o ano, foram realizadas cinco sessões ordinárias, duas sessões solenes e uma sessão extraordinária.

Foram encaminhadas ao Executivo 32 Indicações e aprovados 29 Requerimentos e 16 Moções, entregues a profissionais da Educação. Os vereadores mirins também fizeram visitas técnicas à Prefeitura e ao Fórum da Comarca; participaram do 1º Seminário de Vereadores Mirins da região da Amfri, em Balneário Camboriú, e do 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, Em Florianópolis, quando conheceram e compartilharam experiências com vereadores mirins de diversas cidades de Santa Catarina

O processo para a segunda Legislatura já está em andamento. No começo de dezembro, 19 escolas demonstraram a intenção em participar do projeto. A partir de fevereiro, a Escola do Legislativo começará a visitar as unidades de ensino para divulgação do projeto. Em março, as escolas realizarão as eleições, em que os alunos do 6º ao 9º poderão votar nos candidatos do 9º ano.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.