CPI ouve superintendente do Porto de Itajaí

Fábio da Veiga respondeu a questionamentos dos vereadores por cerca de duas horas.

#PraTodosVerem: no Plenário da Câmara, na  bancada de madeira em formato de semicírculo, estão sentados os vereadores Beto Cunha (PSDB), Adriano Klawa, Osmar Teixeira (SD) e Laudelino Lamim (MDB). A frente deles, no centro do Plenário está sentado, atrás de uma mesa de escritório, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, que presta informações à CPI. #PraTodosVerem: no Plenário da Câmara, na bancada de madeira em formato de semicírculo, estão sentados os vereadores Beto Cunha (PSDB), Adriano Klawa, Osmar Teixeira (SD) e Laudelino Lamim (MDB). A frente deles, no centro do Plenário está sentado, atrás de uma mesa de escritório, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, que presta informações à CPI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta segunda-feira (18) a 11ª reunião ordinária da CPI Nº 1/2023, que investiga a queda na movimentação do Porto de Itajaí. Durante a reunião foi realizada a oitiva com o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Fábio respondeu a questionamentos dos vereadores a respeito dos últimos anos, quando esteve no comando do Porto. O superintendente prestou informações sobre o processo de estudos para desestatização do Porto, as tratativas com o Governo Federal, as tentativas de conclusão do processo arrendamento transitório e da busca pelo melhor modelo de gestão portuária, entre outros.

A oitiva de Fábio da Veiga pode ser conferida na íntegra no youtube.com/camaraitajai.

Foram aprovados ainda, os seguintes requerimentos verbais:

Requerimento nº 89, do vereador Osmar Teixeira (SD), requer envio de ofício a Diogo Piloni, ex-secretário nacional de Portos, para que responda: em depoimento à CPI, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, afirmou que a inclusão do Porto no programa de estudos de desestatização foi realizada a pedido da Secretaria Nacional, mediante duas ligações realizadas em 2019. O vereador questiona se Piloni mantem seu posicionamento de que o Porto de Itajaí foi incluído nos estudos por iniciativa própria, ou realmente foi por sugestão da Secretaria. O requerimento foi aprovado com três votos favoráveis.

Requerimento nº 90, do vereador Omar Teixeira (SD), à empresa APM Terminals, ex-arrendatária do Porto de Itajaí. De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, foram dadas todas as oportunidades para que a APM participasse das discussões a respeito da possível renovação de contrato, em meados de 2022. Diante disso, a APM reitera seu posicionamento de que teve prazo exíguo diante da modificação unilateral de uma minuta de contrato previamente acertada? O requerimento foi aprovado com três votos favoráveis.

Requerimento nº 91, do vereador Omar Teixeira (SD), ao ex-superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Salles. O vereador questiona se Salles mantem o posicionamento apresentado à CPI de que teria sido informado de sua demissão do cargo de superintendente pela imprensa e não por membro da Administração Municipal. O requerimento foi aprovado com três votos favoráveis.

A CPI do Porto teve início em agosto deste ano e é composta pelos vereadores Adriano Klawa – presidente; Osmar Teixeira (Solidariedade) – relator; Christiane Stuart (PSC) – secretária; Laudelino Lamim (MDB); e mais recentemente passou a contar com o vereador Beto Cunha (PSDB), que assumiu a vaga do suplente Paulo Maes (União Brasil), que deixou a Câmara para o retorno da titular à sua vaga. A Comissão deve entregar relatório final à Presidência da Câmara até o dia 29 de fevereiro de 2024.

Crédito: Felipe da Costa/CVI.