Câmara realiza reunião da Comissão de Ética que avalia conduta de vereador afastado

Duas testemunhas apresentadas pela defesa foram ouvidas nesta quarta-feira.

#PraTodosVerem: a imagem do Plenário da Câmara, um auditório com paredes acarpetadas em azul escuro, com detalhes em madeira. Há várias cadeiras pretas de escritório vazias numa bancada curva de madeira clara; no centro, estão sentados os quatro vereadores que compõem a comissão de ética e, mais afastado, o advogado de defesa. Um grande brasão da Câmara, em metal, está pendurado na parede e ao lado de bandeiras do Brasil, Santa Catarina, Itajaí e da Câmara. #PraTodosVerem: a imagem do Plenário da Câmara, um auditório com paredes acarpetadas em azul escuro, com detalhes em madeira. Há várias cadeiras pretas de escritório vazias numa bancada curva de madeira clara; no centro, estão sentados os quatro vereadores que compõem a comissão de ética e, mais afastado, o advogado de defesa. Um grande brasão da Câmara, em metal, está pendurado na parede e ao lado de bandeiras do Brasil, Santa Catarina, Itajaí e da Câmara.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na manhã desta quarta-feira (13) a 2ª reunião ordinária da Comissão de Ética que trata da Representação nº 2/2023, que apura possível quebra de decoro por parte do vereador afastado Fábio Negão (PL).

Neste encontro, foram realizadas as oitivas de duas testemunhas apresentadas pela defesa do vereador, representada pelo advogado Pedro Walicoski Carvalho. A primeira delas foi a ex-assessora de Fábio, Elenita Kletenberg. Na sequência, foi ouvido Jonny Kaniak, economista que foi colaborador de um projeto social desenvolvido pelo vereador afastado. Ambos responderam a perguntas da defesa e dos vereadores.

A Comissão aprovou, por unanimidade, requerimento verbal dos vereadores Rubens Angioletti (PL) e Anna Carolina (PSDB), para que os depoimentos e demais peças do processo contra o vereador que corre na Justiça sejam incorporadas no processo da Comissão de Ética do Legislativo. Das outras seis testemunhas apresentadas pela defesa, uma delas foi excluída a pedido do próprio advogado; três não foram encontradas pela Câmara nos endereços apontados e serão trazidas pela própria defesa, e duas não puderam comparecer por compromissos previamente assumidos e deverão ter seus depoimentos reagendados.

Também foi aprovado por unanimidade, o requerimento do vereador Rubens Angioletti (PL) para que sejam convocados para audiência de instrução e depoimento na próxima quarta-feira (20), todos os ex-assessores do vereador afastado que prestaram serviço na Câmara.  O início da reunião está previsto para as 9 horas.

A Comissão de Ética da Câmara é formada pelos vereadores Rubens Angioletti (PL) – presidente, Anna Carolina (PSDB) – relatora e tem como membros Paulinho Amândio (PDT), Christiane Stuart (PSC) e Aline Aranha (União Brasil).

Foto: Davi Spuldaro/CVI.