Eleições da Câmara Mirim movimentam 19 escolas de Itajaí

Mais de seis mil alunos escolhem seus representantes nesta semana.

#PraTodosVerem imagem de umão depositando uma cédula de papel em uma urna de papelão onde se lê "Eleição Câmara Mirim". Foto: Davi Spuldaro. #PraTodosVerem imagem de umão depositando uma cédula de papel em uma urna de papelão onde se lê "Eleição Câmara Mirim". Foto: Davi Spuldaro.
Começou nesta segunda-feira (18) e segue até sexta (22) o período de eleição para escolha dos vereadores e vereadoras que participarão da segunda edição do projeto Câmara Mirim. Os candidatos são alunos do 9º ano matutino de escolas públicas e privadas da cidade. As sessões e demais atividades do projeto iniciam em abril. No total, 47 estudantes disputam a eleição.

O processo da Câmara Mirim deste ano começou ainda em 2023, com adesão de 19 unidades de ensino. Desde o início das aulas, em fevereiro, já foram realizadas a inscrição dos candidatos e a campanha eleitoral nas escolas, quando cada uma pôde estabelecer as regras para pedido de votos, espaço e material de campanha, conforme suas possibilidades.

Embora possam se candidatar apenas alunos do 9º ano matutino, todos os estudantes do 6º ao 9º ano das escolas inscritas também participam do projeto como eleitores. Cada escola elegerá um vereador ou vereadora mirim. Dos primeiros colocados de cada unidade, 17 serão sorteados como vereadores mirins titulares e dois ficarão como primeiro e segundo suplentes e também participarão das atividades do projeto. Os demais candidatos completarão lista de suplentes de acordo com a ordem de sorteio.

Confira as escolas participantes:

Centro Educacional Cordeiros
Centro Educacional Pedro Rizzi
Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal
Colégio Aplicação Univali
Colégio Salesiano Itajaí
Escola Básica Antônio Ramos
Escola Básica Avelino Werner
Escola Básica Gaspar da Costa Moraes
Escola Básica João Duarte
Escola Básica João Paulo II
Escola Básica José Medeiros Vieira
Escola Básica Mansueto Trés
Escola Básica Mal. Olímpio Falconieri da Cunha
Escola Básica Padre Pedro Baron
Escola Básica Prefeito Alberto Werner
EB Professora Judith Duarte de Oliveira
Escola Básica Prof.ª Maria José Hülse Peixoto
Escola de Educação Básica Carlos Fantini
Escola Sesi Itajaí

Imagens para download disponíveis ao final deste texto.

www.x.com/camaraitajai