[16ª Sessão Ordinária] Protetores de animais terão prioridade na fila de castração de cães e gatos

Protetores devem estar formalmente cadastrados junto ao Município.

#PraTodosVerem: imagem dos vereadores e familiares da homenageada, D. Lindomar  dos Santos Leite, que dará nome a rua da Vila Operária. #PraTodosVerem: imagem dos vereadores e familiares da homenageada, D. Lindomar dos Santos Leite, que dará nome a rua da Vila Operária.
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 181/2023, de autoria da vereadora Chris Stuart (PSC), foi aprovado com 12 votos favoráveis, em única votação. O PLO acrescenta na Lei 7.535/2023, que dispõe sobre a fila de espera para esterilização de cães e gatos pelo Município, a prioridade para protetores de animais devidamente cadastrados.

De acordo com o projeto, os protetores desempenham um importante trabalho na cidade e cada vez que resgatam um animal, é necessário fazer a castração para posteriormente disponibilizá-lo para adoção.

O PLO será encaminhado para sanção do prefeito.

Moradora é homenageada com denominação de rua na Vila Operária
Com 12 votos favoráveis, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 10/2024, da vereadora Célia Filha do Elói (MDB). O PLO denomina de Lindomar dos Santos Leite, a rua com início na Alberto Werner, entre os nº 1109 e 1089, no Bairro Vila Operaria.

Lindomar dos Santos Leite era natural de Itajaí. Ficou viúva em 1962 e, a partir de então, tornou-se responsável pela criação dos seus três filhos, em uma época difícil para as mulheres no mercado de trabalho. Trabalhou por muitos anos na antiga empresa Sul Atlântico de Pesca e tronou-se figura de referência para toda comunidade. Faleceu aos 88 anos, em 2018, deixando um legado inspirador, de luta e determinação.

Vereador faz questionamentos sobre uso de celular no ambiente escolar
Com 11 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 28/2024, do vereador Paulinho Amândio (PDT), para que o prefeito, via Secretaria Municipal de Educação, com questionamentos sobre o uso excessivo de tecnologia e sua relação com o déficit de aprendizagem. O parlamentar questiona: o Município tem interesse em realizar consulta pública sobre a possível proibição da utilização de celulares no ambiente escolar? Há estudos da Secretaria de Educação, ou intenção de realizá-los, sobre alunos que não têm regramento quanto ao uso de telas no ambiente escolar em Itajaí? A Secretaria de Educação já solicitou levantamento estatístico ou envio de instruções normativas ou regulamentos para conselhos, diretorias, escolas e creches da Rede Municipal no sentido de limitar o uso de telas e eletrônicos no ambiente escolar?

Vereadora faz questionamentos sobre placas de publicidade nas esquinas da cidade
Aprovado com 10 votos favoráveis, o Requerimento nº 29/2024, da vereadora Anna Carolina (PSDB). A parlamentar questiona ao prefeito, referente às placas de propagandas privadas instaladas junto as de nomes das ruas nas esquinas de Itajaí: de que forma e desde quando a Prefeitura de Itajaí divulga a disponibilidade do espaço aos interessados? Quais são os requisitos para utilização deste espaço? Existe variação no valor cobrado para a locação/instalação? Quais espaços ainda estão disponíveis? Quais as empresas responsáveis pela confecção, instalação, manutenção e retirada das placas? Quantas placas de propagandas privadas estão instaladas nas esquinas de Itajaí?

Vereador faz questionamentos sobre aplicativo para uso de ônibus em Itajaí
Com 11 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 30/2024, do vereador Marcelo Werner (PSC). O vereador solicita do prefeito as seguintes informações: o aplicativo CliveBus está atendendo a todas as exigências previstas no edital de licitação e no contrato firmado entre a empresa vencedora e o Município? Em caso negativo, o Município já notificou a empresa a respeito da possível aplicação das penalidades existentes? O prazo para resposta da notificação ainda está vigente ou já expirou e quais as medidas já foram adotadas pelo Município.

www.x.com/camaraitajai