Vereadores mirins tomam posse para a Legislatura 2024

Também foram diplomados os candidatos que participaram das eleições nas unidades de ensino.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins sentados em volta de uma mesa em formato de meio círculo, enquanto outra vereadora mirim faz um discurso na tribuna. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadores mirins sentados em volta de uma mesa em formato de meio círculo, enquanto outra vereadora mirim faz um discurso na tribuna. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na tarde desta segunda-feira (8) a cerimônia de diplomação e posse do projeto Câmara Mirim  para a Legislatura 2024. Neste ano, 46 estudantes de 19 escolas públicas e privadas da cidade participaram do processo eleitoral. Primeiramente, foram diplomados todos os estudantes que se candidataram e, na sequência, dada a posse para os 17 vereadores mirins titulares.

O vereador Adriano Klawa (Republicanos), presidente da Escola do Legislativo Vereadora Maria Rosa Heleno Schulte, destacou a finalidade do projeto: “Nosso objetivo principal com a Câmara Mirim é fomentar a cidadania e fazer com que cada vereador ou vereadora mirim que está aqui possa, ao término dessa jornada, experimentar um pouco do que cada vereador vivencia em quatro anos de mandato”.

A vereadora mirim Emanueli Martins Andrade, representante do Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal, discursou representando todos os vereadores mirins, e destacou que apesar de propostas diversas, os jovens eleitos têm em comum a vontade aprender sobre política e cidadania e de buscar melhorias para a sua comunidade: “Queremos apresentar nossas ideias, queremos que a voz da juventude seja ouvida e, por isso, aceitamos este desafio”, afirmou.

Já o presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner, falou da importância da educação política na formação dos jovens: “Queremos que a juventude participe da política. Sabemos que somente com a Educação vamos conseguir transformar esse país. E além do que é oferecido nas escolas, acreditamos que seja muito importante que tenham uma educação também voltada para a política e a cidadania, e é neste sentido que o Legislativo Municipal quer contribuir”, disse Werner.

As atividades da Câmara Mirim seguem neste mês com aula inaugural e orientações para a primeira sessão ordinária de 2024, prevista para o dia 13 de maio. As sessões ordinárias da Câmara Mirim são realizadas na segunda segunda-feira de cada mês, a partir das 15h30, com transmissão da TV Câmara (youtube.com/camaraitajai).

Durante o projeto, além das aulas e das sessões, os vereadores e vereadoras mirins participam de visitas técnicas a órgãos oficiais, sessões solenes da Câmara e eventos oficiais realizados no município.

Confira a lista dos vereadores mirins titulares:
Aaron Pupo Muniz – Escola Básica Prof.ª Judith Duarte Oliveira
Alex Vinicius Gonçalves – Escola Básica Prof.ª Maria José Hulse Peixoto
Alicia Ribeiro – Escola de Educação Básica Carlos Fantini
Ana Livia Colman Benoni – Escola Básica João Duarte
Antônio Marcos Dutra – Escola Básica Antônio Ramos
Beatriz Tabalipa – Colégio de Aplicação Univali
Brian Roberto Rocha - Escola Básica Padre Pedro Baron
Emanueli Martins Andrade - Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal
Gabriela Vitória Valczak da Cruz – Centro Educacional Pedro Rizzi
Gabriele Fermino – Escola Básica José Medeiros Vieira
Gabriella dos S. Furtado – Centro Educacional Cordeiros
João Pedro W. Cardoso – Escola Sesi Itajaí
Josué Gonçalves dos Santos – Escola Básica Gaspar da Costa Moraes
Lorrane Nunes Mariano – Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri
Luis Gustavo Evaristo Pereira – Escola Básica João Paulo II
Maria Helena Nunes – Escola Básica Mansueto Trés
Ricardo de Araújo Macedo – Colégio Salesiano Itajaí

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.

www.x.com/camaraitajai