[27ª Sessão Ordinária] Vereadores aprovam quatro requerimentos

Pedidos de informação são referentes a transporte público, finanças do Município e processo de seleção de diretores.

#PraTodosVerem: a foto mostra os vereadortes reunidos no Plenário durante a sessão. A psicóloga Anelise Furtado, uma mulher branca de cabelos escuros está usando a tribuna. Crédito: Davi Spuldaro/CVI. #PraTodosVerem: a foto mostra os vereadortes reunidos no Plenário durante a sessão. A psicóloga Anelise Furtado, uma mulher branca de cabelos escuros está usando a tribuna. Crédito: Davi Spuldaro/CVI.
A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na tarde desta terça-feira (7), a 27ª Sessão Ordinária de 2024.  Durante o encontro, foram aprovados quatro requerimentos. Confira abaixo:

Vereadora solicita audiência pública para discutir o transporte coletivo
Com 11 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 45/2024, da vereadora Dulce Amaral (PL). A vereadora solicita a realização de audiência pública para debater as dificuldades encontradas pelos usuários do transporte público no de Itajaí. Em especial, pela ausência de linhas mais eficientes que atendam às necessidades reais das comunidades dos bairros Santa Regina e Cidade Nova, entre outros que apresentem deficiência na prestação do serviço público de transporte municipal.

Vereador pede informações sobre abrigos dos pontos de ônibus
De autoria do vereador Gilberto Mendes (PL), foi aprovado o Requerimento nº 54/2024 com nove votos favoráveis. O parlamentar questiona a Prefeitura de Itajaí sobre a estrutura de abrigos cobertos dos pontos de ônibus do transporte público. Entre os questionamentos estão: quantos pontos de ônibus existem no município; quantos possuem abrigo com cobertura e quantos não e; se há previsão de instalar onde não tem.

Vereador faz questionamentos sobre saúde financeira do Município
Com nove votos favoráveis foi aprovado o Requerimento nº 50/2024, de autoria do vereador Maurílio Moraes (Progressistas). O parlamentar pergunta ao prefeito qual a atual situação financeira do Município. O vereador também questiona: quais os prazos de endividamento atual? Qual a receita mensal do Município? O Município está com os pagamentos dos fornecedores em dia? Quanto o Município deixa de arrecadar com o funcionamento de apenas parte do Porto? Quanto o Município está arrecadando com Imposto Sobre Serviços (ISS)?

Vereador pede informações sobre seleção para diretores e diretores adjuntos
Com novos votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 53/2024, de autoria do vereador Rubens Angioletti (PL). O parlamentar solicita informações à Prefeitura de Itajaí relacionadas ao Edital 14/2024, que trata do processo de seleção de diretores e diretores adjuntos das Unidades da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino. Entre os questionamentos estão: o Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) terá caráter meramente ilustrativo, ou deverá ser colocado em prática pelo candidato? Como serão atendidas as demandas estruturais? Os membros da Associação de Pais e Professores (APP) têm capacidade técnica para avaliar os PDEs dos candidatos? Haverá curso para qualificação dos membros da APP? Como será a participação da comunidade escolar no processo de escolha e avaliação de diretores e diretores adjuntos?

Uso da Tribuna

Campanha que incentiva proteção da saúde mental materna é divulgada na Câmara de Itajaí
A psicóloga Anelise Furtado, regente da Campanha Maio Furta-Cor, usou a tribuna para divulgar o movimento que incentiva a proteção da saúde mental. “Há quatro anos buscamos dar visibilidade para a causa da saúde mental materna por meio de educação da população, da democratização do conhecimento científico, da capacitação de profissionais e reivindicação de ações concretas do Poder Público”, informou a psicóloga.

Anelise afirmou que boa parte das mulheres adoecem pela exaustão física e mental depois da chegada de um filho. A falta da atenção preventiva repercute na estrutura familiar e no desenvolvimento da criança, também traz problemas sérios como depressão, suicídio e abuso de substâncias. Ela defendeu que os cuidados durante a gestação, geralmente direcionados somente ao bebê, também devem ser estendidos a seus genitores, principalmente no quesito emocional.

O Mês Maio Furta-Cor faz entrou para o Calendário do Município por meio da Lei nº 7.497/2023. Neste sábado (11), por volta das 9h30, será realizado uma marcha na Rua Hercílio Luz, com saída da Igreja Imaculada Conceição. Além disso, estão previstas ações das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde.

Imagens disponíveis na Galeria de Fotos.

www.x.com/camaraitajai